Luis Francisco

entrevista

Luis Francisco é um designer gráfico especializado em jogos de tabuleiro que já desenvolveu projetos para muitos sucessos internacionais, o mais recente deles é o Bullfrog. Ele também realiza um notável trabalho no aquecido mercado de boardgames brasileiro. Nas imagens ao lado um pouco do seu trabalho finalizado e em desenvolvimento.


Qual tua formação?
Sou formado em Design Gráfico pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e em Design Digital pela VFS (Vancouver Film School).


Quais jogos no mercado você faz parte da equipe e quais seu preferidos?
Vamos lá… Vou deixar meus trabalhos preferidos em destaque:
Battle for Souls, Bullfrogs, Cartoona, The Cook-off, Coup, Coup: Reformation, Draco Magi, Flash Point: Fire Rescue, Flash Point Expansions (2nd Story, Dangerous Waters, Extreme Danger, Urban Structures, Gauntlet of Fools, Gnomes, Haggis, Mehinaku, The Offensive Band Name Generator, The Resistance, The Resistance: Avalon, Triumvirate.



Como é exatamente teu trabalho?
Como designer gráfico a minha função é criar o universo visual dos jogos, tais como cores, ícones, diagramas, layout das cartas, tabuleiro, livro de regra, marcas, padrões, ornamentos, embalagem, etc… Digamos então que faço a ambientação do jogo, que muitas vezes inclui dirigir o que o ilustrador faz... A ilustração. Em geral as pessoas valorizam apenas a ilustração e não percebe o quanto o conjunto de elementos é importante para a organização e dinâmica do jogo.



O que um bom design gráfico tem que ter?
Poder de síntese, hierarquia visual, fácil compreensão e bom gosto.



O que você evita no seu trabalho de designer?
Priorizar o aspecto visual prejudicando a compreensão do jogo.



Quais são suas impressões sobre o mercado de jogos de tabuleiro no Brasil?
O mercado de jogos de tabuleiro no Brasil está muito aquecido. Basta ver a lista de lançamentos do ano na Ludopédia para ter certeza disso. Muitas iniciativas surgindo é algo muito legal, mas é preciso termos cuidado pra não entrar em furadas…


Como você avalia a presença do Kickstarter no mercado de games?
Acho que ele é um marco na história dos games. Tornou possível muitos projetos saírem do âmbito das ideias e virarem realidade. Sou viciado em KS e espero um dia largar este vício hehehe



Quais conselhos você pode dar para quem pretende ser designer gráfico na area de games?
Participe de fóruns, grupos, etc… Publique seu portfolio online e mostre o seu trabalho pro mundo. É dificil aplicar o design gráfico na área de games, mas se você for ativo nas comunidades e correr atrás aumentará em muito suas chances. Eu comecei a trabalhar com jogos de tabuleiro por causa de uma postagem no BGG!

Para conhecer mais seu trabalho visite: http://lu.isfrancis.co/

Sua página no BBG: http://bgg.cc/boardgameartist/14650/luis-francisco

16 mai 2014

Outras Matérias

55 (81) 99990-2227 contato@fluxostudio.com