PORCO PIRATA

review

Chegou recentemente meu exemplar de Porco Pirata de João Azeitona, financiado pelo Catarse. Algumas pessoas reclamaram do tempo de espera, financiado em 2015 e entregue em 2017. Sinceramente, não vejo problema para este tipo de projeto. Acho que o artista deve usar todo tempo que precisar para finalizar sua obra.

 
O álbum é impecável graficamente, capa dura, formato grande, miolo em preto e branco e papel pólen. Parece material europeu. O autor escreve e desenha tudo, típica obra de um cara só. Dono de um traço maravilhoso, a imersão é muito grande, as cenas de ação são muito legais e o ritmo é ótimo. Os personagens e expressões tornam aquele universo muito real e particular. Nota-se um domínio muito grande de ilustração em si e de quadrinização. A arte final tem um sentimento de nostalgia que combina com a temática pirata.

 
O tema, inclusive, além do traço, foi o que me fez apoiar o projeto. Adoro piratas e suas histórias, seja em filme, quadrinhos, jogo de vídeo game, jogo de tabuleiro, etc. Mas aí chegamos no que considero o calcanhar de Aquiles do projeto, o personagem principal. O protagonista da aventura é o Capitão Porco Pirata que, pra mim, tem zero de carisma. Do começo ao fim da HQ eu fiquei esperando o momento que iria começar a gostar dele.. e isso não aconteceu. Em nenhum momento consegui torcer por ele, na verdade, torci pros seus antagonistas.

 
Talvez, o Porco Pirata seja um retrato mais fiel do que os piratas foram de verdade, uns filhos da puta sem caráter, mas não era isso que eu esperava. Talvez ele seja classificado como um anti-herói, mas, mesmo assim, não consegui gostar dele. Sei que carisma é algo extremamente pessoal, pode ser que ele tenha uma legião de fãs, talvez os palmeirenses... Não pretendo acompanhar mais as aventuras do capitão, mas com certeza ficarei de olhos em outras aventuras de João Azeitona.

 

Igor Colares

 

14/12/2017

 

Obs.: Os comentários desta sessão representam única e exclusivamente a opinião pessoal de quem escreveu.

Outras Matérias

55 (81) 99990-2227 contato@fluxostudio.com