ELOGIO À POKÉMON GO

notícias


Acabamos de completar 1 mês de Pokémon Go no Brasil. Desde sua chegada ele fez algo notável: impulsionar as pessoas a andarem pela cidade. Em uma época de falsos espaços públicos e estímulos ao recolhimento das pessoas em suas próprias casas, acho admirável um aplicativo fazer jovens saírem mais de casa.

Vivenciar sua cidade é o objetivo de movimentos como o "Cidade para Pessoas", que propõem melhorias urbanísticas para a vida do cidadão. Em Pokémon Go, a distribuição dos pontos de interesse espelham a realidade, os usuários perceberam que as periferias eram menos contempladas que os centros. Não acho que os criadores do jogo tenham qualquer intenção em mudar essa realidade, mas mesmo sem querer, eles deixaram claro a desigualdade de atenção que cada ponto recebe.

O papel da mídia foi de espalhar fatos exagerados, algumas pessoas até compartilhavam notícias falsas. Em geral é a repetição do mantra que "a rua é perigosa". Eu sei que existem assaltos, que tem violência urbana; mas a solução não é deixar de ir pra rua, ao contrário, a solução é termos ruas mais vivas.

- Igor Colares
03/09/2016

Outras Matérias

55 (81) 3037 5737 contato@fluxostudio.com